Como Começar a Correr: 7 dicas de ouro para iniciantes | Polar Blog

Como Começar a Correr: 7 dicas de ouro para iniciantes | Polar Blog

1. Tenha o equipamento certo

Uma das melhores coisas da corrida é que, ao contrário de outros esportes, você não precisa de muitos equipamentos para começar a correr. Mas, embora possa parecer que você precise apenas de um par de tênis de corrida, há outros itens que podem tornar seus treinos mais agradáveis e produtivos.

Aqui estão alguns itens que devem ser considerados antes de iniciar seu programa de corrida:

Tênis específico para corrida

Se você já possui ou não um par de tênis de corrida velho, se está decidido mesmo a iniciar um programa de corrida, precisará investir em um bom par de tênis específico para corrida.

Vá a uma loja especializada em corrida onde você possa correr com vários pares diferentes em uma esteira antes de decidir qual modelo comprar. Os vendedores também podem recomendar modelos específicos depois de observar você correr e determinar como seu pé toca o chão. O tênis que você escolher também deve estar de acordo com seu nível de condicionamento físico geral e suas metas.

Roupas específicas para corrida

É claro que você pode correr usando um short velho e uma camiseta básica.

Mas a verdade é que, quanto mais você corre, mais aprecia os tecidos técnicos que absorvem a umidade confeccionados para corredores. Essas roupas também são leves, feitas para manter o corpo fresco e seco em climas quentes, além de não irritarem a pele. Também é recomendável usar um boné para correr ao sol e um top esportivo, no caso das mulheres.

Monitor de frequência cardíaca

3. Crie um plano

Ter um plano ajudará você a se manter consistente e evitar lesões quando começar a incluir a corrida em sua rotina semanal. O local, a frequência e a distância da corrida precisam ser determinados com antecedência – lembre-se de que você sempre pode ajustar isso dependendo de como se sente no dia a dia.

Você sabia que pelo Polar Flow é possível receber um plano com treinos de corrida gratuitamente? Conheça nosso Programa de Corrida Polar e comece hoje mesmo!

5. aumente a quilometragem Gradualmente

A principal meta de um bom plano de corrida deve ser manter-se livre de lesões. Se você se lesionar nas primeiras semanas depois de começar a correr, as chances de você continuar a correr diminuirão consideravelmente.

Por isso, é uma boa ideia começar devagar e ser paciente, aumentando sua quilometragem semanal a uma velocidade que seu corpo possa suportar.

De acordo com o treinador de corrida John Honerkamp, você deve tentar ter uma rotina de caminhada/corrida de três dias por semana no início. Você também deve ter dois dias de descanso e dois dias de treino cruzado de baixo impacto (bicicleta ergométrica, elíptico ou aparelho de remo).

Em seguida, aumente a quilometragem total de caminhada/corrida em no máximo 10% por semana, começando a focar gradualmente na sua técnica de corrida, como a cadência.

7. defina uma meta

Um programa de corrida elaborado especificamente para as suas necessidades ajudará você a progredir em relação à sua meta. Para testar o Programa de Corrida Polar, você só precisa criar uma conta no Polar Flow, disponível para desktop e como um app para dispositivos Android e iOS.

Observe que as informações fornecidas nos artigos do Blog da Polar não substituem a consultoria individual de profissionais de saúde. Consulte seu médico antes de iniciar um novo programa de condicionamento físico.

Leave a Comment

Your email address will not be published.